Segurança de Processo e Engenharia

Primeira cana transgênica é aprovada comercialmente no Brasil

14 jun
2017
Compartilhe:

A primeira cana-de-açúcar geneticamente modificada já pode ser usada comercialmente no Brasil. Desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), a Cana Bt passou por avaliação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) que a considerou segura sob os aspectos ambiental, de saúde humana e animal. Ela é primeira cana-de-açúcar geneticamente modificada aprovada para comercialização no mundo.

A variedade é resistente à broca da cana (Diatraea saccharalis), principal praga que ameaça a cultura. Segundo os especialistas, as perdas ocasionadas pelas brocas chegam a R$ 5 bilhões por ano. As pragas impactam a qualidade do açúcar e aumentam os custos com inseticidas.

O gene Bt é amplamente usado na agricultura e também é aplicado em culturas como soja, milho e algodão. O presidente do CTC, Gustavo Leite, afirma que a instituição planeja desenvolver também variedades resistentes a outros insetos.

A partir dos estudos, foi possível comprovar que o açúcar e etanol obtidos da nova variedade são idênticos aos produtos derivados da cana convencional. Além disso, os pesquisadores mencionam que tanto o gene Bt como a proteína são completamente eliminados nos derivados de cana-de-açúcar durante o processo de fabricação.  Com relação aos danos ambientais, as pesquisas não identificaram efeitos negativos relacionados à composição do solo, à biodegrabilidade da cana GM ou às populações de insetos que não são pragas alvo, como a broca.

Após o registro da nova variedade de cana, o CTC irá iniciar o processo de distribuição de mudas e monitorar o plantio em parceria com os produtores. “O processo de propagação é similar ao de introdução de uma variedade convencional, com a cana dos primeiros anos sendo usada para expansão da área plantada e não para a produção de açúcar e etanol, diz Gustavo.

Ler artigo original em: http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Cana/noticia/2017/06/primeira-cana-transgenica-e-aprovada-comercialmente-no-brasil.html

Paulo Stuckenbruck
autor

Engenheiro Químico, Freesolo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Erro › WordPress